quarta-feira, 25 de janeiro de 2012

"Pina", de Wim Wenders, concorre ao Oscar de melhor documentário


publicado pela



CULTURA | 24.01.2012
"Pina", de Wim Wenders, concorre ao Oscar de melhor documentário

Filme do diretor alemão Wim Wenders é um dos nomeados. "The Artist" e "Hugo" concorrem ao prêmio de melhor filme.

O filme mudo The Artist e a produção de Martin Scorcese Hugo encabeçam a lista de candidatos com mais nomeações ao Oscar, divulgada nesta terça-feira (24/01) nos Estados Unidos.
Hugo foi nomeado em 11 categorias, inclusive nas de melhor filme e melhor direção. The Artist, também candidato a melhor filme, ficou com 10 nomeações.

A obra em 3D Pina, do diretor alemão Wim Wenders, concorre a melhor documentário. "Os dançarinos e membros da Companhia de Dança Pina Bausch, de Wuppertal, e a produtora Neue Road Movies estão orgulhosos com esta distinção", disse o diretor através de sua agência.

Wenders, que também já havia sido nomeado ao Oscar com Buena Vista Social Club, salientou que o objetivo de sua "viagem maravilhosa ao mundo de Pina Bausch" foi converter em monumento "esta mulher única e pioneira na dança contemporânea".

Também o produtor do filme, Gian-Piero Ringel, lembrou a coreógrafa falecida em 2009. Segundo ele, o reconhecimento "é uma honra não só para Wenders, mas também para Pina Bausch e seus bailarinos".

A entrega do principal prêmio cinematográfico do mundo será em 26 de fevereiro em Hollywood.

RW/dpa/rtr
Revisão: Alexandre Schossler



outras postagens sobre este tema