quinta-feira, 3 de maio de 2012

São Paulo: Quase Memória


André Moretti
escreveu



clique para ampliar


“A Digna Companhia de Teatro e Dança” apresenta
Quase-Memória

Espetáculo estreia no dia 05 de maio, na Casa da Gioconda, em São Paulo,
e traz à cena a sublimação em forma de teatro-dança


Escrito por Victor Nóvoa, o espetáculo traz à cena Ana Vitória Bella e Helena Cardoso, atrizes/bailarinas que darão vida a personagens que sublimam a falta ou a perda de algo: de espaço, da vida, de amor. Quatro quadros compõem a peça: “Aquela que contempla”, “Aquela que arranca”, “Aquele que evapora” e “Aquele que recorta”. 

 “Aquela que contempla” traz à cena uma mulher que sublima a aproximação da morte ao observar as plantas de seu jardim.  Em “Aquela que arranca”, uma criança sublima o excesso de zelo dos pais recriando seu mundo atrás de um sofá. Já em “Aquele que evapora”, entra em cena um homem que sublima o peso do cotidiano escrevendo enfurecidamente em seu quarto. Em “Aquele que recorta”, um idoso sublima sua vida monótona e sem surpresas recortando imagens de mulheres que andam nas ruas.

Os quadros não são apresentados na ordem descrita acima, mas sim definidos pelo público presente. Ana Vitória e Helena, vestidas com roupas neutras, começam o espetáculo em cena, recebem o público e apresentam a dinâmica da encenação: será o público quem escolherá a ordem em que as cenas acontecerão e qual das atrizes irá interpretar cada cena.  No centro do espaço de encenação há quatro objetos, cada um simboliza uma história a ser representada. Ao escolher um objeto e com qual atriz quer ver a encenação do quadro, inicia-se o jogo de atuação.

Cada intérprete vivencia à sua maneira o quadro que lhe foi designado. As escolhas do público fazem de cada apresentação de “Quase-Memória” uma combinação única de histórias, pontos de vista e sensações.


Sobre o espetáculo e seu processo de criação:
Resultado de uma pesquisa de dois anos, “Quase Memória” surgiu de um profundo estudo da relação entre corpo e objeto cênico e da poesia em cena. Ana Vitória Bella e Helena Cardoso experimentaram durante esse período os imbricamentos entre corpo e voz; corpo e objeto; dança e teatro; poesia e cotidiano; e os espaços público e cênico.



Sentindo a necessidade de um fio condutor, a “A Digna Companhia de Teatro e Dança” encomendou a Victor Nóvoa uma dramaturgia que contribuísse para a criação. Victor escreveu então “Quase-Memória”, um texto rico em lirismo, aberto a interpretações múltiplas e que abarca todas as prioridades da pesquisa desenvolvida pela companhia.

Envolvidas no processo lúdico de criação, Ana Vitória e Helena desenvolveram um espaço cênico diferenciado, com um ambiente composto pelo amálgama entre as intérpretes, os objetos de cena e os espectadores. Não há distinção entre palco e plateia. Veem-se, espalhados pelo espaço e sobre as cadeiras do público, diversos objetos, de diferentes estilos e épocas (camisola, cadernos, brinquedos antigos, folhas secas, entre outros). Uma vez que cada quadro é encenado em um ponto diferente no espaço, a cena é observada pelo público de pontos de vista diversos.  Na conclusão de cada quadro representado, os objetos que se encontram espalhados pelo espaço, entre o público, são levados à cena e compõem uma última imagem daquele quadro. Ao final do espetáculo, veem-se na penumbra estas últimas imagens – as “quase-memórias” de cada história.

Ao receber os espectadores, as intérpretes usam apenas uma malha neutra. As véstias e os objetos dispostos em cena carregam a carga dramática dos personagens e ao vestir essa as atrizes personificam seus respectivos personagens. Para a criação dos personagens, as intérpretes pesquisaram os procedimentos e métodos de Pina Bausch e Tadashi Suzuki, e os aplicados por Mariana Muniz e Lucia Romano.


FICHA TÉCNICA
Criação e Direção: A Digna Companhia de Teatro e Dança
Intérpretes-Criadoras: Ana Vitória Bella e Helena Cardoso
Dramaturgia: Victor Nóvoa
Programação Visual: Henrique de França
Cenotécnica: Anike Laurita, Daniel Nakamura e Henrique de França
Preparação Vocal e Arranjos: Alexandre de Palma
Edição de Som (Evapora): Tiago Garcia
Locução (Evapora): Victor Nóvoa
Operação de Som e Luz: Renato de Azevedo
Fotos: Ricardo Bassetti

SERVIÇO:
Onde: Casa da Gioconda
Endereço: Rua Conselheiro Carrão, 288 – Bela Vista – São Paulo

Telefone: 55(11) 2589-2009 adignacompanhia@gmail.com
Quando: de 05 a 27 de maio, sábados às 21h e domingos às 20h
Quanto: R$ 30,00 (inteira) e R$ 15,00 (estudantes e idosos)
Duração: 50 min      
Recomendação: Livre


IMPRENSA // André Moretti

Contatos
11-82696704   11-43046704
moretti.moretti@gmail.com