terça-feira, 3 de julho de 2012

São Paulo: Danças Im (Puras) comemora 20 anos da Taanteatro


Canal Aberto - Márcia Marques
canal.aberto@uol.com.br
escreveu


Taanteatro Companhia comemora 20 anos com espetáculo DANÇAS [IM]PURAS e transporta público para um universo de sonhos e símbolos



TAANTEATRO COMPANHIA comemora duas décadas de criação cênica com DANÇAS [IM]PURAS obra inédita e de linguagem ousada que integra o projeto TAANTEATRO 20 ANOS, contemplado pelo Programa Municipal de Fomento à Dança para São Paulo.

O espetáculo estreia com temporadas na Galeria Olido (de 05 a 08 de Julho) e Teatro Sergio Cardoso (14 e 15 de julho e 21 e 22 de julho) e sintetiza elementos reunidos durante os vinte anos de experiências e pesquisas da Taanteatro, sob coordenação de sua diretora-fundadora, a encenadora, coreógrafa, performer e atriz Maura Baiocchi, criadora de mais de 90 espetáculos. Seu trabalho autoral, com técnica e teoria cênicas próprias, alçou-a a uma das mais importantes solistas do país e levou a companhia a diversos países, como França, Alemanha, Japão, Moçambique, Argentina e EUA, além de viajar pelo Brasil, em teatros do Rio Grande do Sul, Paraná, Rio de Janeiro, Minas Gerais, Bahia, Goiás, Distrito Federal, Espírito Santo, Pernambuco, Alagoas, Ceará e São Paulo.

DANÇAS [IM]PURAS não conta histórias. Por meio de uma atmosfera surreal e misteriosa convida o público a um encontro elementar com as dimensões poéticas e conflituosas da existência. Composta por um encadeamento de coreografias coletivas, duos e solos, o espetáculo envolve o espectador em situações e sensações intensas, vivenciadas por dançarinos que emergem do labirinto cenográfico - como em um sonho -, e percorrem a cena em trajetos inusitados e radicais para desaparecem sem explicação.

Os figurinos e objetos de cena Candelária Silvestro, unidos ao cenário de Roque Onofre Fraticelli (ambos renomados pintores argentinos), transformam os bailarinos em seres híbridos e ambíguos, portando cocares indígenas recheados de lixo tecnológico, girassóis, ou uma pomba da paz dilacerada com cabeça gigante. Um par de luvas de boxe, manchadas de sangue, e bailarinos usando imensos fios de cabelo pelo corpo: Um universo onírico que leva o público a sonhar acordado.

O compositor brasiliense Cláudio Vinicius Froes Fialho compôs a trilha sonora do espetáculo de uma forma bastante inusitada: gravou os sons corporais e vocais produzidos pelos bailarinos durante suas ações coreográficas para gerar uma sinfonia eletroacústica que permeia a encenação do espetáculo ao longo de 70 minutos.

Sob o ponto de visto conceitual e prático, DANÇAS [IM]PURAS retorna à tensão, princípio elementar do taanteatro (teatro coreográfico de tensões), para originar uma dança “mais pura possível”, livre de referências narrativas e teatralizantes. Ao mesmo tempo, concebe e encena “corpo e movimento” como fenômenos relacionais e dinâmicos num devir de permanentes contaminações energéticas com o mundo. A tensão, apesar de sua conotação negativa na linguagem cotidiana, permeia todos os fenômenos vivos e do corpo, inclusive o sorriso e o prazer. Essa é uma tese central do trabalho de pesquisa companhia.

DANÇAS [IM]PURAS é um espetáculo recheado de elementos e significações oníricas e de uma intensidade corporal  contagiosa que concretiza de forma coreográfica e na exploração da tensão muscular a simbologia dos quatro elementos da natureza: a terra, o ar, o fogo e a água, ligados a um dos principais temas desta montagem: a pureza. Ou melhor, a tensão entre purificação e hibridização nos processos da natureza e da criação.

A Taanteatro Companhia integra em sua própria produção cênica construção conceitual à prática corporal e criativa. A ‘tensão’ e a ‘ecorporalidade’, conceitos centrais de nosso trabalho desenvolvidos por Maura Baiocchi, implicam a conexão energética entre todos os fenômenos e acontecimentos da vida e do mundo.”, explica Wolfgang Pannek, produtor e preparador corporal da Taanteatro, cuja sede fica instalada em São Lourenço da Serra, localizada na região de Itapecerica da Serra, em São Paulo, um lugar de Mata Atlântica e flora riquíssima, com ipês, bambus, cedros, imbuias e manacás-da-serra. É neste cenário que os integrantes da Taanteatro vivem e experienciam - diariamente - o trabalho que é levado aos palcos.

As pessoas verão coisas enigmáticas nesse espetáculo. Mas essa presença se relaciona com o mistério da própria existência e é um convite à despadronização do cotidiano. As rejeições ao estranho e aos modelos de pureza moral ou racional pertencem à tentativa de salvar padrões. Nós esperamos que o público entre na viagem viva do espetáculo, que deguste o grau de energização e a intensidade das sensações do espetáculo, fazendo-o sentir e refletir sua própria riqueza interna e estimulando suas capacidades de ampliação experiencial e espiritual.” diz Wolfgang.


Ficha Técnica
Concepção, direção e coreografia: Maura Baiocchi Assistente de coreografia: Alda Maria Abreu Elenco: Maura Baiocchi, Valter Felipe, Alda Maria Abreu, Vlamir Sibylla, Roger Valença, Rodolfo Osses Cenário: Roque Onofre Fraticelli Música: Cláudio Vinícius Froes Fialho Iluminação: Rodrigo Garcia Figurino e objetos de cena:Candelária Silvestro, Maura Baiocchi Assistente de figurino: Lilian Soarez Preparação corporal: Wolfgang Pannek, Maura Baiocchi Produção: Wolfgang Pannek

Serviço
Duração: 70 minutos Recomendação: 12 anos

Primeira Temporada
05 a 08 de julho de 2012, Quinta a sábado às 20h e domingo às 19h
Galeria Olido - Sala Paissandu - Avenida São João, nº 473 – São Paulo / SP – 136 lugares Informação: (11) 3397 0170 e (11) 3331 8399
Ingresso: ENTRADA FRANCA, distribuído meia hora antes

Segunda Temporada
14 e 15 de julho e 21 e 22 de julho de 2012, Sábados e domingos, 19h
Teatro Sérgio Cardoso - Sala Pascoal Carlos Magno - Rua Rui Barbosa, 153 - Bela Vista, São Paulo, SP – 144 lugaresInformação: (11) 3288-0136
Ingresso: PREÇO R$ 15 e R$ 7,50 (meia)

Informações para imprensa
Canal Aberto Assessoria de Imprensa
011 3798 9510 / 2914 0770/ 011 9126 0425 – Márcia Marques

Fundada em 1991 e dirigida por Maura Baiocchi e Wolfgang Pannek, a Taanteatro se dedica à pesquisa e criação teatro-coreográfica. Encenações inaugurais: O Livro dos Mortos de Alice (grande elenco) no Sesc Pompéia e Frida Kahlo: Uma Mulher de Pedra dá Luz à Noite (solo) no TUCA - Teatro da Universidade Católica de São Paulo. Desde a sua fundação criou mais de 40 espetáculos sobre a vida e obra de artistas e poetas como Frida Kahlo, Florbela Espanca, Lewis Carrol, Antonin Artaud, Lautréamont, Fernando Pessoa, Robert Walser, George Tabori, Hölderlin, Beckett, Shakespeare e Nietzsche. Também concebe performances a partir de vivências e narrativas dos próprios integrantes da companhia. A maioria de suas encenações é autoral.
Críticas
Os10+Mais - FOLHA DE S.PAULO
"Teatro e dança se aliam para mostrar o quanto a filosofia de Nietzsche resiste à banalização e interpela o corpo todo, não só o intelecto. Com direção de Maura Baiocchi e Wolfgang Pannek, a peça encena o discurso e o patos de 'Assim Falou Zaratustra'."
Jaime Gesisky - MOSTRA XYZ - Brasília
"É uma prestidigitação que causa um enfeitiçamento no observador e move mundos internos que estavam nas distâncias impensáveis que nos habitam. Uma reflexão cênica única, rara e sem-igual. Toca o público de um modo muito diverso. Essa linguagem realizada na Taanteatro é resultado de décadas de pesquisa dedicada à expressão cênica. Nos faz sonhar acordados."
Beate Niemeyer - WESER KURIER - Bremen/Alemanha
"Incomparável, único e inédito...uma presença cênica incrível...histórias sempre novas sustentadas somente pela linguagem corporal genial e pela energia dos dançarinos."
Daniela Spósito - CLARIN - Buenos Aires - Argentina
"O entusiasmo foi notável no espetáculo da Taanteatro Companhia. Vídeos, pinturas e músicos ao vivo acompanharam a dança dos protagonistas, invocando a transição de uma existência quase animal até um estado de auto-afirmação da vontade de potência e liberdade criativa. No final do espetáculo o público subiu no palco para dançar e cantar junto com os atores."
La Prensa - Buenos Aires - Argentina
“A Taanteatro Companhia deslumbrou!"
El Ciudadano - Rosario - Argentina
“Um espetáculo surpreendente...uma proposta inovadora...um elenco potente."
Nelson de Sá - FOLHA DE S. PAULO
"Baiocchi, maior expoente brasileiro do butoh, expõe na peça bem mais do que essa influência original. Apolínia apesar de dionisíaca, é extremamente rigorosa, em meio à maior, como se diz, 'sacanagem'. Na qualidade visual e no apuro gestual da encenação é de um cuidado obsessivo. Valter Felipe é o exemplo acabado dessa integração. O ator tem cada movimento seu milimetrado, e ao mesmo com um abuso, uma desfaçatez fascinante."
Júlio Cejas - PÁGINA 12 - Rosário - Argentina
"A Taanteatro Companhia e seu mobilizador !Submerge!..um espetáculo multimídia. O magnetismo provocado por Baiocchi...um baile final vibrante."
La Voz Del Interior - Córdoba - Argentina
"Um prazeroso jogo de energias. 'A dor passa, mas o prazer quer eternidade'. Uma definição quase perfeita da experiência de ver o Taanteatro."
Celso Araujo - GUIA LOCAL - Brasília
"Maura Baiocchi, uma das mais impressionantes figuras cênicas já vistas em palcos brasileiros, domina todos os "módulos" de montagem de uma cena original e contemporânea. Edifica um comovente e assustador painel, um drama imaginário pra lá de atual, indagador e esteticamente insólito."
Alberto Guzik - ESTADO DE S. PAULO Download PDF
"As companhias Os Satyros e Taanteatro integram hoje um importante grupo de artistas brasileiros que investiga a linguagem teatral."
Francisco Wasilewski - PALCO E PLATÉIA - Porto Alegre
"Quanto à encenação de Wolfgang Pannek, já na entrada da sala nos é colocado o clima opressivo da peça. Um cenário bem bolado, iluminação precisa. Sobre as interpretações: é muito prazeroso ver um elenco tão homogêneo. Aqueles que apreciam um grande trabalho de intérprete tiveram uma espécie de redenção."
Nelson de Sá - FOLHA DE S.PAULO
"O Taanteatro é caso à parte. Suas peças são bem realizadas, com intenso cuidado na criação e acabamento. O desenvolvimento dos textos e o estudo da ação física apontam para caminhos únicos."