quinta-feira, 13 de setembro de 2012

São Paulo: ECOS comemora 10 anos da Cia Fragmento de Dança


Canal Aberto Assessoria de Imprensa - Márcia Marques
marcia@canalaberto.com.br
informa

Cia. Fragmento de Dança comemora 10 anos com espetáculo ECOS



Figura 1 – “(...) imagens que se fundem, mas não se distanciam, em nenhum instante, da solidão”, Vanessa Macedo, diretora

Eco é uma reflexão de som que chega ao ouvinte pouco tempo depois do som direto. E são exatamente os ecos dos seus dez anos de trabalho que a Cia. Fragmento de Dança, da coreógrafa, diretora e bailarina Vanessa Macedo, traz ao palco. Sons que refletem na forma de belos movimentos o processo criativo do grupo.  O espetáculo ECOS, que comemora 10 anos da companhia, cumpre temporada de 07 de setembro a 27 de outubro de 2012 no Kasulo – Espaço de Cultura e Arte (Rua Souza Lima 300B, Barra Funda - prox. Ao Metrô Marechal Deodoro).

Neste espetáculo a companhia desenvolve um trabalho de estrutura móvel, ou seja, trechos das novas criações podem ser agregados conforme sua relação com o espetáculo. Esta forma de pensar a arte propicia a companhia a estar em uma constante transformação, absorvendo e trocando com os conteúdos que surgem em novas pesquisas, além de revisitar o que já foi feito. “Isso faz com que a trilha, luz e figurino também estejam em transformação, o que buscamos é focar no  âmago de cada criação e aprofundá-la”, explica Vanessa. “Entendemos que os próprios intérpretes e a minha visão como coreógrafa estão se transformando naturalmente à medida que revemos o que já foi feito e observamos com o olhar que temos hoje”, completa a diretora.

Neste ano de 2012, a Cia. Fragmento de Dança,
 núcleo artístico sediado na cidade de São Paulo, completa 10 anos de existência.Revisitando trechos de outras criações, ECOS trata da relação que se tem com a própria imagem, evidenciada desde que a Cia. pesquisou a vida e obra de Frida Kahlo, refletindo sobre as formas de expressão do homem na contemporaneidade.

Com isso, o espetáculo propõe uma nova composição para esses trabalhos. Observa as reverberações que um espetáculo causou no outro e suas identificações estéticas e dramatúrgicas de forma não linear, ou seja, os últimos trabalhos não absorvem simplesmente a pesquisa do anterior. “Por meio de corpos que se encaixam um no outro, o espetáculo sugere uma intimidade revelada em imagens que se fundem, mas não se distanciam, em nenhum instante, da solidão”, diz Vanessa Macedo, explicando em palavras o que o espetáculo traduz em imagens coreográficas.

Cia. Fragmento de Dança

Com direção de Vanessa Macedo, a companhia paulista Fragmento de Dança desenvolve pesquisa e criação em dança contemporânea desde 2002. Na busca de uma dança teatralizada, preocupa-se com a construção de uma dramaturgia do corpo e da cena coerente com os temas pesquisados. Suas criações são marcadas pela inspiração em artistas, obras e conteúdos, especialmente, confessionais. Discute, a partir daí, relações vividas pelo homem, enquanto ser social, e ser solitário.  Envolvida nessas questões, a Cia procura construir um vocabulário de movimento próprio, em busca de umaestética dramatúrgica autoral.

O foco é discutir emoções, conflitos e sensações universais do ser humano a partir de referências mais íntimas, tanto vindas dos personagens pesquisados como também dos intérpretes, durante o processo criativo. Entres os seus últimos trabalhos estão: “Versos da Última Estação” (2007), “Sob a Nudez dos Olhos” (2008) e “Beije Minha Alma” (2008), “Corpos Frágeis” (2010), “Anjos Negros (2010), "Ecos" (2011) e "Nuvens Insetos" (2012).

Ficha Técnica
Coreografia e Direção: Vanessa Macedo Intérpretes: Ádia Freitas (estagiária), Chico Rosa, Danilo Firmo, Jéssica Moretto, Maitê Molnar, Vanessa Macedo e Urubatan
Criação de luz: Sandro Borelli Trilha sonora: Gustavo Domingues Cenário e figurino: Cia Fragmento de DançaFotógrafo: João Priolli Produção Geral: Marina Hohne

Serviço
Temporada: De 07 de setembro a 27 de outubro de 2012, sextas e sábados às 21h
Kasulo – Espaço de Arte e Cultura – Rua Souza Lima 300 B, Barra Funda, São Paulo, SP Próx. Metrô Marechal Deodoro
Tel: (11) 3666-7238
Preços: R$ 5 e R$ 2,50 (meia)
Duração: 55 minutos
Faixa Etária Recomendada: 14 anos
Apoio: Kasulo Espaço de Cultura e Arte e Cooperativa Paulista de Dança
                                
Informações para imprensa: Canal Aberto Assessoria de Imprensa
Márcia Marques - (11) 3798 9510 / 2914 0770/ 9126 0425 www.canalaberto.com.br